Tem uma pergunta? Escolha uma categoria e veja as respostas para as perguntas mais comuns.
“As pilhas podem parecer simples, mas a distribuição de energia compactada resulta de um complexo processo eletroquímico. A corrente elétrica em forma de elétrons começa a fluir em um circuito externo quando o dispositivo (por exemplo, uma lanterna), é ligado. Nesse momento, o material ânodo, o zinco, libera dois elétrons por átomo em um processo chamado oxidação, deixando para trás os íons instáveis de zinco. Logo que os elétrons ativam o dispositivo, eles voltam para a célula localizada no cátodo, onde se combinam com o material ativo, dióxido de manganês, em um processo chamado redução.
Os processos combinados de oxidação e redução não aconteceriam em uma célula de energia sem uma forma interna de transmitir os elétrons de volta ao ânodo, equilibrando o fluxo externo da corrente. Esse processo ocorre graças ao movimento dos íons de hidróxido com carga negativa presentes na solução salina denominada eletrólito. Cada elétron que ingressa no cátodo reage com o dióxido de manganês para formar MnOO-. Logo, o MnOO- reage com a água do eletrólito. Nesta reação, a água se divide, liberando íons de hidróxido dentro do eletrólito e íons de hidrogênio que se combinam com MnOO- para formar o MnOOH.
O circuito interno se completa quando os íons de hidróxido produzidos pela reação no cátodo fluem para o ânodo, na forma de corrente iônica. Lá eles são combinados com íons instáveis de zinco, formados no ânodo quando os elétrons foram liberados para o circuito externo. Isso produz óxido de zinco e água. Assim o circuito se completa (o que é necessário para produzir um fluxo constante de eletricidade), produzindo energia para o funcionamento do seu dispositivo.”
As pilhas podem ser pequenas, mas estão longe de possuir uma estrutura simples. As pilhas são células eletroquímicas com um desenho complexo. A energia química se converte em energia elétrica por meio de uma reação de redução-oxidação. Esse processo ocorre nas três partes mais importantes da pilha: o ânodo, o cátodo e o eletrólito. Diferentes tipos de pilhas utilizam materiais distintos para essas partes. Os materiais são escolhidos dependendo da sua capacidade de liberar ou atrair elétrons, algo que deve ocorrer para que uma corrente elétrica seja gerada. No geral, o ânodo é um metal, o cátodo um óxido metálico, e o eletrólito, uma solução salina que facilita o fluxo do íon.
Na improvável situação de ter uma pilha molhada ou coberta por um pó branco, manipule apenas pelo tempo suficiente para extraí-la e descartá-la. Lave imediatamente com água e sabão qualquer superfície do corpo ou vestimenta que tenha sido exposta e/ou entrado em contato com a pilha.
Em caso de contato com os olhos, enxague-os imediatamente com água corrente por pelo menos 15 minutos, e solicite assistência médica imediatamente.
Todas as nossas promoções estão descritas em nosso site, em nossa Página de Promoções. Volte e consulte as últimas atualizações.
Não. Diferentes pilhas possuem diferentes durações e diferentes níveis de energia, dependendo da quantidade de reagentes químicos utilizados em sua composição. É mais ou menos como preparar uma refeição: Usar diferentes ingredientes em diferentes quantidades, fará com que comida tenha um sabor diferente.
As pilhas de lítio e as alcalinas utilizam componentes químicos distintos para oferecer um maior rendimento em diferentes dispositivos. As pilhas de lítio são leves e compactas e, no geral, possuem diversos tamanhos para específicos dispositivos.
Sim. Retire as pilhas do dispositivo se ele não será utilizado por vários meses.
Recomendamos guardar as pilhas em temperatura ambiente e em local seco. O calor ou frio excessivos reduzem o rendimento das pilhas. Evite colocar os dispositivos que funcionam com pilha em lugares muito quentes. Além disso, não é necessário e nem se recomenda refrigeração.
Todas as pilhas recarregáveis devem ser recicladas. Outras pilhas também podem e devem ser recicladas. Consulte a seção de Cuidado e Descarte para saber mais detalhes sobre este tópico.
Não, diferentes pilhas possuem diferentes propósitos. Combinar uma pilha de lítio com uma alcalina não melhorará o rendimento do dispositivo. Isso reduzirá o rendimento e ainda pode danificar seu dispositivo, provocando vazamento ou ruptura.
Da mesma forma, não combine diferentes marcas de pilhas dentro do dispositivo. Isso pode reduzir o rendimento e ainda danificar seu dispositivo, provocando vazamento ou ruptura. Recomendamos o uso do mesmo tipo de pilhas dentro do dispositivo.
Recomendamos trocar todas as pilhas de uma unidade ao mesmo tempo. Uma pilha usada consumirá a energia da pilha nova, reduzindo a quantidade total de energia disponível.
Sempre utilize pilha ou pilhas com o tamanho indicado pelo fabricante do equipamento. Geralmente, recomenda-se o uso de pilhas alcalinas para melhor funcionamento, pois as de zinco-carvão possuem vida útil menor e é possível que o equipamento não funcione corretamente com esse tipo de pilha.
Se o equipamento for utilizado frequentemente em temperaturas extremas, recomenda-se o uso de pilhas alcalinas premium, pois, nessas condições, funcionam muito melhor que as pilhas de zinco-carvão.
Somente podem ser recarregadas pilhas especificamente indicadas como “recarregáveis”. Tentar recarregar uma pilha não-recarregável pode provocar explosão ou vazamentos, que podem causar lesões corporais. Recomendamos o uso das pilhas NiMH recarregáveis Duracell, em conjunto com nossos carregadores. Com eles, as pilhas podem ser recarregadas centenas de vezes.
Somente podem ser recarregadas pilhas especificamente indicadas como “recarregáveis”.
A recarga de uma pilha não-recarregável pode provocar explosão ou vazamentos, que podem causar lesões corporais.
Sim, os carregadores Duracell podem carregar outras pilhas NiMH, AA ou AAA. Contudo, a Duracell não pode garantir a qualidade, segurança ou rendimento de pilhas de outras marcas. Portanto, é recomendando apenas o uso de pilhas recarregáveis Duracell.
As pilhas devem ser retiradas dos dispositivos/equipamentos quando:
O dispositivo não for ser utilizado por vários meses; As pilhas estiverem gastas (para evitar possíveis danos devido a vazamentos na pilha); O dispositivo estiver em funcionamento por meio de corrente doméstica (CA).
Crianças pequenas não devem brincar com as pilhas. As pilhas são destinadas ao uso em equipamentos eletrônicos, e não devem ser manipuladas.
Embora as pilhas sejam dispositivos comuns no dia-a-dia, elas geram energia portátil por meio de reações químicas potentes. As pilhas nunca devem ser desmontadas, mal utilizadas, manipuladas de forma incorreta ou usadas como brinquedos.
Apesar de muitas pilhas conterem substâncias que não causam danos à pele, ainda assim devem ser tratadas como qualquer substância química. Sempre tome medidas de precaução ao manipular substâncias expostas da pilha. Os componentes químicos não devem ser ingeridos ou colocados próximo aos olhos. Se isso ocorrer, procure um médico imediatamente.
Por medida de segurança, as crianças devem ser supervisionadas por um adulto responsável ao utilizarem pilhas.
Para um melhor rendimento, mantenha limpas as superfícies de contato das pilhas e os contatos do compartimento para pilhas, utilizando uma borracha ou um pano limpo, sempre que substituir as pilhas.
Os caracteres significam que as pilhas não contêm mercúrio.
Não consegue encontrar uma resposta aqui? Escreva-nos uma mensagem e obtenha uma resposta dentro de 48 horas ou ligue gratuitamente para o nosso
SAC 0800 727 1165.